Informações Gerais
O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa do Governo Federal brasileiro de estímulo a atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão universitárias, no nível de graduação. O programa é subordinado à Secretaria de Ensino Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC). Foi oficialmente instituído pela Lei 11.180/200 e sua regulamentação define como o programa deve funcionar, qual a constituição administrativa e acadêmica, além de estabelecer as normas e a periodicidade do processo de avaliação nacional dos grupos.
​
Segundo seu Manual de Orientações Básicas,o PET busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um professor tutor, condições para a realização de atividades extracurriculares, que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. Espera-se, assim, proporcionar a melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação apoiados pelo PET.
​
As atividades extracurriculares que compõem o Programa tem como objetivo, nesse sentido, garantir aos alunos do curso oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais, visando a sua formação global e favorecendo a formação acadêmica, tanto para a integração no mercado profissional quanto para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação.
​
Assim, para atender às demandas da comunidade acadêmica, dentro desse modelo de ensino, o PET tem por características: formação acadêmica ampla, envolvendo conteúdo programático que evite uma especialização precoce; realização de atividades que envolvam pesquisa, ensino e extensão; interdisciplinaridade, característica indispensável para cursos de graduação que tenham interface com outras áreas do conhecimento; atuação coletiva; interação contínua entre os bolsistas e os corpos discentes e docente do curso de graduação; contato sistemático tanto com a comunidade acadêmica como um todo quanto com a comunidade externa à IES; planejamento e execução de um programa diversificado de atividades, além daquelas próprias da grade curricular da graduação.
​
Importante destacar, nesse contexto, a modalidade de ensino tutorial, um dos alicerces desse modelo de aprendizagem. Um grupo tutorial se caracteriza pela presença de um tutor com a missão de estimular a aprendizagem ativa dos seus membros, através de vivência, reflexões e discussões, num clima de informalidade e de cooperação. O método tutorial permite o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico entre os bolsistas, em contraste com o ensino centrado principalmente na memorização passiva de fatos e informações, e oportuniza aos estudantes tornarem-se cada vez mais independentes em relação à administração de suas necessidades de aprendizagem.
​
Quanto à sua estrutura, o PET consiste em um grupo de 12 acadêmicos, selecionados em um processo seletivo diferenciado, orientados por um tutor. Este tem a função de estimulá-los a buscar ativamente informações e de guiá-los a uma formação global, que envolva valores éticos, científicos e humanísticos. Até o final da graduação, são comprometidos com vinte horas semanais de dedicação ao PET. Não podem ter reprovações curriculares, ter proatividade, leitura crítica, trabalho em equipe, expressão oral e argumentativa.
​
O PET Medicina Sobral-CE foi fundado em abril de 2008 através de seleção coordenada pelos professores de graduação da Faculdade de Medicina de Sobral, Dr. Ronaldo Graça e Dra. Mirna Marques. O grupo iniciou suas atividades com seis bolsistas, que eram financiados pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Os alunos estavam sob orientação do tutor Prof. Dr. Ronaldo Graça. Eles desenvolviam desde atividades na área médica, como apresentação de artigos, discussão de casos clínicos, seminários de saúde, até atividades culturais, como cinema, jornais e palestras sobre diversos assuntos que envolviam educação médica.
​
Após a saída do professor Dr. Ronaldo Graça da tutoria em 2009, o professor Dr. Luís Fernando Farah de Tófoli assumiu a coordenação do grupo e permaneceu até o final do ano de 2010. Em abril de 2009, ingressaram mais dois bolsistas e no ano de 2010, mais quatro. Em abril de 2011, a professora Dra. Roberta Lira assumiu a tutoria do grupo. Atualmente, 12 bolsistas e a tutora compõem o Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Medicina de Sobral-CE.