O atendimento inicial a qualquer paciente, nos diferentes contextos de atendimento necessita primordialmente de comunicação adequada e efetiva. Dados do IBGE de 2020 apontam que cerca de 5% da população brasileira é composta por indivíduos com dificuldade auditiva, correspondendo a 10 milhões de cidadãos, dos quais 2,7 milhões possuem surdez profunda (BRASIL, 2020). Uma vez que a assistência à saúde é direito universal do cidadão brasileiro é de suma importância que o sistema de saúde esteja capacitado, com profissionais minimamente aptos a realizar assistência básica a esse perfil de pacientes. Embora os cursos da área da saúde disponham de grande carga horária ainda é irrisória aquela destinada ao aprendizado de libras. Nesse sentido, reitera-se a importância social dos conhecimentos propostos pelo presente curso.
O curso surgiu da parceria do Programa de Educação Tutorial do curso de medicina da UFC - campus Sobral em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, sob intermédio do prof. Francisco Ebson Gomes Sousa (campus Caraúbas - RN).
O curso foi planejado de modo que pudesse se adequar a disponibilidade dos estudantes e profissionais da área da saúde, que possuem carga horária teórica e prática densas e, por isso, exigem flexibilidade de horários e formas de ensino-aprendizagem alternativos. A programação do curso foi organizada de modo que parte das atividades possa ser executada simultaneamente às aulas teóricas, atividades síncronas, e outra parte realizada por meio de atividades disponibilizadas pelo orientador para serem desenvolvidas pelos participantes, atividades assíncronas (utilizando o Classroom).