top of page
lápis

HÁBITOS DE ESTUDO E PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES ACADÊMICAS DOS ESTUDANTES DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) – CAMPUS SOBRAL

             Atualmente, têm-se procurado conhecer a situação atual da educação médica e dos alunos envolvidos, visto que é no ambiente acadêmico e nos diversos cenários das práticas que os futuros profissionais se capacitam com conhecimentos e habilidades para o exercício da profissão. Muito se tem escrito sobre os estudantes de Medicina, seus hábitos, sua capacidade de adaptação social fora do ambiente familiar e algumas particularidades culturais. Tais conhecimentos são essenciais para estimular o desenvolvimento pessoal dos alunos.

                Dessa forma, o presente estudo se propõe a investigar o perfil dos alunos do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral, englobando aspectos gerais, hábitos de estudo e participação em atividades curriculares e extracurriculares.

               A análise do perfil dos estudantes de Medicina da UFC – Sobral contribuiu para a compreensão das mudanças curriculares e socioestruturais que vêm ocorrendo nas escolas médicas. Esse levantamento de dados é de fundamental importância para a elaboração de modelos educacionais mais adequados, visando uma abordagem que proporcione melhorias na formação acadêmica atual.

              A partir da realização desse projeto de pesquisa, foi publicado o seguinte artigo: Análise da rotina de estudos de acadêmicos de Medicina de uma Universidade Federal do interior do Ceará. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, e6159109076, 2020.

bottom of page