top of page

FEBRE AMARELA: ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL - O QUE VOCÊ PRECISA SABER

               No primeiro semestre do ano de 2018, o PET Medicina - UFC Sobral organizou o pirmeiro PET Ensina do ano, sobre um tema de atual relevância no cenário da saúde pública brasileira. A atividade teve como público-alvo os próprios acadêmicos do curso de Medicina da UFC Sobral e Uninta e alunos de Enfermagem da UVA. 

               A atividade faz parte da série de palestras que o PET Medicina UFC proporciona para a comunidade acadêmica semetralmente, o PET Ensina, o qual compreende um conjunto de ações desenvolvidas pelos integrantes do PET que tem por objetivo fornecer informações atualizadas sobre temas diversos da área médica e multidisciplinar, mantendo os alunos atualizados e cientes das transformações pelas quais a saúde pública brasileira vem passando.

               A palestra foi ministrada por Amanda Albuquerque Rocha e Patricia Batista Rosa, profissionais experientes na área da infectologia e de arboviroses. O tema foi abordado de maneira lúdica e interativa, de forma aprofundada e com enfoque nos pontos-chave da temática. A atividade contou com a ampla adesão dos alunos dos da faculdade de medicina UFC e de enfermagem da UVA, cerca de 35 acadêmicos.

               As palestrrantes que colaboraram para o sucesso do evento foram Amanda Albuquerque Rocha, médica veterinária e gerente da Unidade de Vigilância de Zoonoses, e Patricia Batista Rosa, médica infectologista, CCIH da Santa Casa de Misericórdia de Sobral e COAS e docente da UFC Sobral, Curso de Medicina.

               O tema escolhido para a palestra foi Febre Amarela, tendo em vista a atualidade do tema no cenário da saúde pública e as muitas dúvidas que pairam nas comunidades acadêmicas, que por vezes são infundadas. Outro motivo de grande importância é a relevância com que as arboviroses estão tendo no cenário atual, inclusive com rumores de um possível retorno de altas incidências na região norte do estado, notadamente Sobral. Na palestra foram tiradas dúvidas e desfeitos mitos importantes que os acadêmicos tinham, podendo ser considerado um acréscimo positivo sobre assuntos vistos no currículo padrão de medicina. Espera-se fundamentar o aprendizado dos acadêmicos nesse tema de tanta importância e prepará-los para o enfrentamento adequado da febre amarela na prática profissional. Por meio da palestra multiprofissional, que durou cerca de 2 horas, os alunos puderam enxergar uma abordagem diferenciada de uma temática de tanto impacto social, que certamente irá ajudá-los na prática professional atual e futura.

WhatsApp Image 2020-05-13 at 18.28.28.jp
bottom of page